sexta-feira, 2 de maio de 2014

Futebol Freestyle: O que é?

Este é o primeiro post da série sobre futebol freestyle.

Futebol Freestyle: O que é?

Há alguns anos atrás eu me deparei com um vídeo que me encantou na mesma hora.

Era um garoto, devia ter uns 15 anos, fazendo malabarismos com a bola no ar e no chão.

Eu achei aquilo uma verdadeira demonstração de habilidade e controle de bola. Gostei bastante realmente. Hoje em dia, depois de anos, eu sei que o que aquele garoto estava fazendo nada mais era do que 'tricks' de futebol freestyle. Na verdade, aquele garoto nem era tão bom assim, mas isso eu só vim descobrir agora, anos depois.

Pra você que ficou curioso sobre o tal vídeo, estou me referindo à este aqui:



NÓ!


Pois é...

Minha intenção aqui, agora, é de definir para vocês exatamente o que é futebol freestyle.

Segue a Definição tirada do site oficial de freestyle no Brasil:

"O Futebol Freestyle também chamado de Futebol Estilo Livre é um modo de mostrar habilidade de várias maneiras. A palavra inglesa Freestyle significa “estilo livre”. Você está livre para fazer o que quiser com a bola, da maneira que quiser, sem compromisso nenhum, valendo sua criatividade e a sua habilidade. O Futebol Freestyle teve influências de Maradona e só ganhou importância de 2005 em diante, talvez pelas propagandas e campanhas publicitárias feitas pelos jogadores Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Robinho, entre outros que tiveram grande repercussão na mídia.
Sendo praticado em mais de 70 países, o Futebol Freestyle consiste em fazer acrobacias com a bola, usando diferentes partes do corpo: a cabeça, pé, coxa, costas, calcanhar, sola, ombros, entre outras. A execução das jogadas ou truques, mais conhecidas como “Tricks” podem ser feitas em pé, sentado e até mesmo deitado. Envolve controle, habilidade e criatividade. Alguns movimentos exigem um bom preparo físico. Há grande nível de dificuldade exigida nas manobras mais avançadas. O Futebol Freestyle se divide basicamente em 4 estilos de tricks (manobras) que são o Lower, o Sit, o Upper e o Ground."
 As categorias de Freestyles são as seguintes:

Lower: Manobras com as Partes Abaixo do tronco
Upper:  Manobras com as Partes Abaixo do tronco
SitDown: Manobras Sentado
Groundmoves:  Manobras com a bola no chão.

É isso ai Garotada, esta é a definição de freestyle. Leia as outras postagens do blog pra saber mais sobre futebol freestyle.

Beijos na Alma!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário